Procrastinação

Dizem que brasileiro deixa tudo para ultima hora…você tem contrariado esse pensamento ou tem seguido à risca e deixado para amanhã muitas coisas que poderiam ser feitas hoje?

Esse adiamento de uma ação denomina-se Procrastinar, ou seja, é postergar tarefas importantes ou não, deixando para amanhã o que poderia ser feito hoje.

E eu lhe pergunto: quem nunca? Isso é muito comum fazermos de vez em quando. Contudo, quando se procrastina com muita frequência há um reflexo e baixa na qualidade de vida e pode ser um sinal de uma disfunção significativa no organismo.

As causas podem ser fisiológica e/ou psicológica. Lesões ou a baixa utilização do córtex pré-frontal reduzem a capacidade de filtrar os estímulos que causam a distração, o que ocasiona perda de atenção, má organização e o aumento da procrastinação. Quanto as causas psicológicas, entre elas estão a ansiedade, baixa auto estima, preguiça, medo de errar ou de fracassar e perfeccionismo. Em alguns casos, ela pode indicar uma disfunção psicológica mais significativa como a Depressão ou Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Outros fatores que levam as pessoas à procrastinação são: falta de energia, falta de tempo e auto sabotagem.

A procrastinação traz estresse, ansiedade, mal estar, preocupação e sentimento de culpa por não conseguir cumprir com suas responsabilidades e compromissos de uma maneira satisfatória e de qualidade.

Ela pode ser tratada com medicação, quando a causa for fisiológica ou através de terapia, para mudar comportamentos, tratar ansiedade, superar medos e levar a ter uma melhor qualidade de vida e de saúde emocional.

Abaixo seguem algumas dicas para lhe ajudar a evitar a procrastinação:

– Organize-se;

– Faça uma lista das tarefas que estão sendo procrastinadas;

– Estabeleça objetivos;

– Faça o planejamento das suas atividades no seu dia a dia;

– Evite as distrações que o impedem de realizar as tarefas;

– Tenha foco nas tarefas;

– Desafie-se a superar seus medos e limitações. Pense: – eu posso, eu consigo? e pense no quão bom será o senso de realização da tarefa;

Com empenho, você conseguirá!

Se necessário, não hesite em procurar uma ajuda profissional.

Cynthia Lopes

Mulheres ÁguiasProcrastinação